quinta-feira, 26 de maio de 2011

Inovação ou invenção?


Muitas práticas de marketing que ontem davam certo não têm a mesma eficiência nos dias de hoje. Para que uma companhia se destaque neste mercado altamente competitivo é imprescindível inovar. Mas o que é, de fato, a inovação?

Diferentemente da invenção, que é a simples criação de algo totalmente novo, inovar significa introduzir novidade, mas não necessariamente algo inédito.

Longe de se limitar à invenção contínua de novos produtos, a inovação deve abranger processos, métodos, relacionamento e comunicação.

Porém, a aplicação do conceito de inovação não é realizada com pequenas ações: é necessário criar toda uma cultura renovadora na empresa.

O processo de inovação nas companhias normalmente começa pela direção e deve permear todos os níveis da empresa, não se limitando a um núcleo isolado dos demais setores.

É necessário que as barreiras entre os departamentos sejam ultrapassadas e que seja criado um ambiente que facilite o fluxo de informação. Este ambiente deve dar segurança para os colaboradores compartilharem ideias.

Depois de uma triagem, cabe iniciar um estudo para criar soluções e introduzir as inovações.
A falta de capital de giro para investir em pesquisa e desenvolvimento, base para inovações maiores, pode dificultar a implantação de processos inovadores.

No entanto, já existem linhas de crédito que favorecem empresas privadas que queiram desenvolver tais projetos. Há ainda o investimento de agências de pesquisa e o desenvolvimento de estudos juntamente com universidades e institutos de pesquisa.

Tais alternativas podem ajudar empresas a criar um ciclo contínuo de novidades para os clientes e, consequentemente, a conquista de uma posição melhor no mercado.

Sabendo da importância da inovação para as empresas, o Portal HSM lançou no dia 17/05 a seção especial sobre Inovação. Você encontrará artigos, matérias, infográficos, vídeos e podcastings sobre o tema. Acompanhe!

Nenhum comentário: