quarta-feira, 25 de maio de 2011

Escassez de profissionais qualificados

Empresas devem investir em planos de carreira e políticas de trabalho para reter talentos

A pesquisa "Carência de Profissionais no Brasil", realizada em março deste ano pela Fundação Dom Cabral revela um dado já conhecido por muitas profissionais de RH e muito preocupante para o cenário econômico brasileiro: a escassez de profissionais qualificados no mercado de trabalho.

O estudo desenvolvido pela Fundação Dom Cabral analisou 130 empresas brasileiras de grande porte e constatou que, atualmente, além da falta de mão de obra técnica, o cenário também se repete no alto escalão, ou seja, há uma carência de profissionais capacitados para ocupar vagas de nível tático e estratégico.

Do total das empresas entrevistadas, 92% encontram dificuldades na contratação de pessoas para diversos cargos e 74% em níveis táticos e estratégicos. Os resultados da pesquisa indicam a generalização do problema. Na região sudeste - onde Campinas está inserida - cerca de 90% das empresas participantes alegam ter problemas na hora de contratar um profissional capacitado.

Para especialistas em RH, um dos fatores da falta de bons profissionais no mercado está na crescente alta de empreendedores jovens recém-formados que estão aproveitando a economia aquecida para abrir suas próprias empresas.

Os resultados da pesquisa também apontam que 81% dos entrevistados citam a escassez de profissionais capacitados como desafio na busca de talentos no mercado. Esta mesma porcentagem se refere a empresas que praticam alguma política de retenção profissional de níveis táticos e estratégicos.

Das empresas que participaram da pesquisa, 69% disseram ter diminuído as suas exigências para contratação nos níveis mais altos. Muitos requisitantes focam em encontrar profissionais que sejam aderentes à cultura de trabalho e que estão dispostos a serem treinados para altos cargos. (Com informações da Tantas Comunicação)

As profissões com menor número de talentos no mundo são: técnicos, representantes comerciais, produtores artesanais, engenheiros, contadores e profissionais de finanças, gerentes e executivos, assistentes admnistrativos, técnicos de TI, técnicos de operações e motoristas.


Fonte: Portal HSM / EXAME.com
25/05/2011

Nenhum comentário: