sexta-feira, 6 de maio de 2011

Entendimento e clareza

 Case da Vale mostra que a visão clara do que é sustentabilidade faz toda a diferença no resultado dos relatórios. Leia mais.


A inserção da sustentabilidade no posicionamento empresarial de uma grande companhia passa pelo aprimoramento contínuo da gestão no dia a dia e pelo reconhecimento de que o desenvolvimento sustentável está intrinsecamente ligado ao negócio.

John Elkington, cofundador da Organização Não Social (ONG) SustainAbility e criador do conceito “triple-bottom-line, o desafio da sustentabilidade não é ser somente bom, mas transformar a economia global num modelo mais sustentável de negócio.




A Vale, que tem em sua Missão e Valores a preocupação com as ações socioambientais, aplicou em 2009 cerca de US$ 580 milhões em recursos na área ambiental. Já o volume total de consumo de água em 2009 foi de 1,201 bilhão de m3, com uma taxa de recirculação/reutilização de 76%. Em 2008, o consumo total foi de 1,368 bilhão de m3.

Mas só os números não dão a total dimensão do que é sustentabilidade para a Vale, e sim as atitudes. Para Katsuo Homma, coordenador executivo da área de Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas da Vale, os números apenas demonstram as ações do dia a dia, fruto de um aprimoramento constante da gestão da empresa, mesmo diante de um contexto complexo e da grande abrangência geográfica.

“Há seis anos, eu não tinha uma visão clara de sustentabilidade. Hoje, percebo que a sustentabilidade é parte fundamental do negócio. A sociedade enxerga o desenvolvimento sustentável com importância crescente, e quem não tiver essa perspectiva não sobreviverá”, analisa.

Na atividade mineradora, essa máxima é totalmente aplicável. Para Katsuo, a mineração tem que ser sustentável, e a sustentabilidade está no cerne do negócio. “Isso é crucial para criarmos uma relação de ‘ganha ganha’ com a sociedade e o planeta. E sempre atuando com ética e transparência. Nossa estratégia é a criação de um legado social, econômico e ambiental”, explica.

Para o coordenador executivo, a sustentabilidade é atingida quando os negócios geram valor para os acionistas e para todos os demais públicos de relacionamento. Nesse sentido, a Vale atua em três grandes esferas: Operador Sustentável, Agente Global de Sustentabilidade e Catalisador de Desenvolvimento Local.


Katsuo Homma participou na Estação de Conhecimento “Sustentabilidade em Foco”, na HSM ExpoManagement 2010.

 
Fonte: Portal HSM
04/05/2011

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