Marcos Le Pera estabelece sete passos para a construção de uma marca pessoal bem-sucedida
O grau de proximidade criado pelas novas mídias e a propagação das tendências de liderança e colaboração nas empresas reforçaram ainda mais a importância do personal branding no dia a dia do profissional e do executivo.
Mas muitas vezes, a construção de uma marca pessoal é um caminho complexo e árduo até criar uma reputação sólida, que requer um trabalho duro e dispendioso, fácil de perdê-la quando não observados os cuidados para sua manutenção.
Para Marcos Le Pera, autor do livro Eu S.A, propõe sete passos rumo ao “tesouro” da marca pessoal bem-sucedida, construindo uma imagem de sucesso e liderança:
• O mapa: identificação dos dons e de como eles se colocam em relação à marca pessoal, definindo sua missão, visão e valores próprios;
• O garimpo: buscar dentro de si as potencialidades e como expô-las ao mercado e construção do DNA da marca pessoal;
• A descoberta: desenvolvimento de posturas, aparência e credenciais que possam auxiliar no trabalho da marca pessoal;
• A lapidação: planejamento e táticas para aplicação da marca pessoal no mercado;
• A exposição: para estabelecer as melhores técnicas de comunicação e divulgação para conseguir grande visibilidade a partir da marca;
• Mantendo o brilho: trabalhar a frequência e o impacto para aprender a inovar e demonstrar flexibilidade em relação à própria marca;
• Guardando no cofre: mantenha o equilíbrio dos fatores emocionais e racionais para a manutenção e perpetuação da marca pessoal.
Tudo é uma questão de posicionamento
Além de um posicionamento pessoal e profissional, marcas pessoais podem contribuir como fator-chave na construção de marcas corporativas bem-sucedidas, conforme defende o empresário e consultor americano Kristian Andersen, presidente da consultoria KA+A e fundador de companhias como Pathagility e TinderBox.
Andersen defende que líderes com fortes marcas pessoais podem ampliar a visibilidade e publicidade de corporações, construir credibilidade, ampliar níveis de engajamento entre funcionários e aumentar a influência da marca da empresa, ao mesmo tempo emprestando um caráter humano e de proximidade ao seu negócio.
Para auxiliar no desenvolvimento da marca pessoal, Andersen trabalha com perguntas, regras e passos, em um sistema “5-5-5”. O executivo diz que, antes de definir uma marca, deve-se fazer cinco perguntas:
• Quais são suas metas?
• Ao que você dá valor?
• O que lhe apaixona?
• O que lhe motiva?
• O que o faz memorável?
O consultor afirma que se deve responder as perguntas com diligência, consistência, relevância, interesse e sendo você mesmo.
Ele propõe, ainda, cinco passos para a criação de marcas duradouras, lembrando que não há soluções instantâneas e que o processo leva tempo.
• Colete e categorize todas as potencialidades e características encontradas com as respostas às questões;
• Desenvolva um planejamento de marca, com metas e objetivos;
• Crie e desenvolva sua identidade;
• Escolha as ferramentas e canais certos para sua divulgação e expansão;
• Meça resultados e repita as boas práticas.
Fonte: Portal HSM
09/12/2011
09/12/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário