quinta-feira, 19 de maio de 2016

Clínica de Oratória - Competência em Comunicação Oral

E aí, você é um bom comunicador?

Em pleno século XXI com todo o aglomerado de informações a que somos submetidos para nossa sobrevivência, a comunicação humana além de essencial tornou-se também marco de competência. Falamos muito, o dia todo estamos tentando comunicar com os outros, seja verbalmente ou utilizando os melhores mecanismos tecnológicos do momento.

Todavia, nem sempre conseguimos fazer o mais importante, que é criar uma conexão com o outro. Nossa comunicação por vezes tem se mostrado superficial, seja ela em nossa convivência familiar e mesmo em nossas atividades profissionais.

Quando se pensa em oratória, com certeza devemos ir além de repensar os grandes oradores desde a era dos pré-socráticos. E também entender que não é buscar termos rebuscados para se fazer um discurso. Mas, acima de tudo entender que falar em público basta ter uma pessoa em nossa frente. E a partir daí reconhecer que é necessário comunicar com qualidade, com propriedade e usar de sabedoria para ser assertivo.

Na Clínica de Oratória nós buscamos ir além de repensar nas regras, pois elas são importantes, mas não mais do que entender que somos um ser que até calados transmitimos alguma mensagem. Precisamos em primeiro lugar do autoconhecimento, o que nos levará utilizar o que temos de melhor para assim impactar decididamente em nosso discurso, seja este em nossas apresentações ou mesmo no dia a dia.

A Competência em Comunicação Oral passa pelo subsídio básico da divisão de percentual:


Então temos 38% nossa voz, 56% do nosso corpo e apenas 6% do conteúdo que falamos. 

A partir dessa perspectiva, a nossa atenção na qualidade de cada um desses três quesitos se torna muito mais especial. Então enquanto muitos se preocupam em apenas estudar o conteúdo, podem por outra parte colocar tudo a perder por não valorizar o que o cérebro humano capta em primeiro lugar. Ou seja, nossas expressões corporais, nosso tom de voz e também lembrar que cada palavra contém em si sentimento.

Durante a nossa Clínica abordamos esses fatores para reconhecer a quantidade de recursos maravilhosos que possuímos e não utilizamos adequadamente. Assim, não deixamos de abordar sobre a premissa de qualquer argumentação, o PLANEJAMENTO.  E para completar todo o estudo abordado nesse contexto, não poderíamos deixar de falar daquilo que move e transforma qualquer discurso: a PAIXÃO.

Sim, se não estivermos apaixonados por aquilo que falamos em nossas apresentações, se não deixarmos envolver por cada temática que iremos demonstrar, seja em qualquer ambiente, dificilmente causaremos o impacto necessário. Em outras palavras, quando estamos apaixonados todo o nosso ser exala um perfume contagiante que causa um efeito arrebatador.

Então fica aqui a minha pergunta: Você é um bom comunicador? Ou melhor, você é um apaixonado?

                                               Comendador Helton Luiz de Oliveira 

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