sábado, 12 de setembro de 2015

Orgulho de ser administrador

Quem não consegue administrar a si mesmo jamais será um administrador de verdade. Pense nisso e seja um administrador por excelência


Meu pai quis muito que eu fosse engenheiro eletrônico, talvez pelo fato de ele ter cursado Eletrônica por correspondência, oferecido pelo antigo Instituto Universal Brasileiro, e também por não ter conseguido ingressar na universidade, como era o seu desejo inicial.

Ele tinha orgulho de saber consertar rádios e toca-discos e até mesmo televisores naquela época, mas encerrou a sua modesta carreira como mecânico de manutenção considerando que a fase da infância e da adolescência não foi tão generosa com ele quanto foi comigo.

Durante muito tempo eu tentei realizar o sonho de meu pai e acabei fazendo o curso técnico de Eletrotécnica na época, talvez para agradá-lo, talvez para agradar a mim mesmo, talvez para encontrar um rumo na vida, afinal, quase metade do pessoal saía da minha cidade para estudar na capital e cursar a Escola Técnica.

O fato é que eu não tinha a mínima vocação para a área técnica, mas isso não invalidou a boa intenção do meu pai de querer o melhor para o filho. E por mais que estejam errados em interferir nas nossas escolhas, eles sempre querem o nosso bem.

Apesar das inúmeras tentativas em diferentes universidades, acabei desistindo da ideia de me tornar engenheiro e fiz vestibular para Administração de Empresas. Por um bom tempo, tive que carregar aquele velho estigma de que “se você não serve para engenharia, faça Administração mesmo”, pois o importante é ter um curso superior.

Havia ainda o fato de que eu precisava sobreviver e não podia depender da família, o que me obrigava a trabalhar de dia e estudar à noite e nos fins-de-semana, sem liberdade para escolher, mas isso é outra história.

Ao longo de quatro anos seguidos, eu fiz o meu melhor. Mergulhei de corpo e alma num curso que, inicialmente, era ridicularizado, rotulado e tomado sempre como segunda, terceira ou ainda quarta opção. Ainda hoje, muita gente ainda pensa da mesma maneira.

O glamour girava em torno da Medicina, da Engenharia e do Direito e quaisquer pai e mãe conscientes desejavam que o filho optasse por um deles, pois imaginavam que assim poderia almejar uma carreira mais promissora e menos sofredora, como foi o caso dos meus pais.

Faz mais de vinte e cinco anos que eu concluí o curso de Administração de Empresas. Os quatro anos da faculdade estão entre os melhores da minha vida, sem sombra de dúvida. Se existem pessoas que conseguem levar uma faculdade a sério, posso dizer que estou entre elas.

Aprendi a tratar a Administração como arte, religião e ciência, o que me ajudou a abrir os olhos e as portas para uma nova forma de sobrevivência, além do crescimento pessoal e profissional e o consequente aproveitamento da minha vocação original. Leva tempo para descobrir o quanto somos ricos e quanta riqueza somos capazes de produzir com tudo o que aprendemos na vida e na escola.

Naquela época, apesar do orgulho de ter um curso superior, eu tinha receio de dizer a profissão, me sentia inferiorizado e carregava o hábito infeliz de me comparar o tempo todo com aqueles que, inevitavelmente, pareciam melhores do que eu. Que bobagem! Para o nosso próprio bem, o tempo e a experiência se encarregam de corrigir essas coisas.

Vinte e cinco anos depois, tenho orgulho de me considerar um administrador de verdade. Fico feliz de ser contratado por empresários de diferentes segmentos para contribuir com o conhecimento e a boa experiência adquirida pelo exercício da profissão.

Apesar de não ter enriquecido, sinto imensa alegria quando entro na sala de aula e consigo compartilhar conhecimento com alunos engenheiros, médicos, advogados, professores, técnicos, contadores e outras profissões tão nobres e promissoras quanto a minha. Depois de tanto tempo, posso encher a boca e dizer que o esforço valeu a pena.

Por fim, quero compartilhar um pouco mais da minha experiência com todos os administradores que ajudam a construir um mundo melhor ao abraçar a profissão com todas as suas forças e o seu talento, ao mergulhar de cabeça numa área que hoje recebe, de coração aberto, interessados das mais diversas áreas do ensino e do conhecimento, afinal, a Administração é onipresente e não se pode mais ignorá-la em qualquer circunstância.

Seja um administrador consciente da sua missão: nunca permita que o brilho das demais profissões ofusque o brilho e a importância da sua profissão; a seriedade do administrador gera prosperidade e perpetua as empresas; o que vale é o sentido de contribuição e realização.

Não seja um administrador medíocre: o mundo corporativo é repleto de profissionais medíocres em todas as áreas do conhecimento; não seja um deles, faça valer o seu diploma; a mediocridade não cabe em nosso vocabulário, portanto, seja um administrador diferente; o que você faz agrega valor ao trabalho.

Administre a si mesmo: quando você tem consciência de onde deseja chegar e não mede esforços para atingir seus objetivos, a realização é uma questão de tempo; não culpe ninguém, não espere nada, faça alguma coisa, de preferência mais do que se espera de você. Pense nisso e seja um administrador por excelência.

Lembre-se sempre para não se desviar do caminho: obter um diploma é fácil, difícil é conquistar o respeito da equipe, da empresa e da sociedade.

Pense nisso e seja um administrador por excelência!




Fonte: Portal Administradores

Por: Jeronimo Mendes*

Nota: (*) Administrador, Coach, Professor Universitário e Palestrante, apaixonado por Empreendedorismo. Mestre em Organizações e Desenvolvimento Local pela UNIFAE. Livros Publicados: Empreendedorismo para Jovens (Atlas) Manual do Empreendedor (Atlas) Oh, Mundo Cãoporativo! (Qualitymark) Benditas Muletas (Vozes) Encontro das Estrelas (Canção Nova) Benditas Muletas (Nueva Palavra, México).

Nenhum comentário: