sexta-feira, 20 de março de 2015

Instituto 3M abre inscrições do 6º Prêmio para Estudantes Universitários

Prêmio procura jovens universitários com ideias empreendedoras e negócios inovadores

Boas ideias colocadas em prática podem promover a transformação social do país. Com intuito de estimular o empreendedorismo de jovens universitários na execução de soluções simples e de baixo custo que possam mudar a vida das pessoas, o Instituto 3M abre as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários. Realizado em parceria com a Associação AlfaSol, a partir do Programa Universidade Solidária (UniSol), o prêmio é destinado a estudantes universitários de todo o território nacional e irá reconhecer o projeto vencedor com R$ 30 mil. O dinheiro será aplicado durante um ano na viabilização do projeto.

Os projetos – individuais ou em grupo – devem ser voltados para a promoção da educação, meio ambiente e geração de renda e apresentar tecnologias sociais inovadoras de baixo custo, fácil aplicação e impacto social mensurável. Outro requisito é a orientação de um professor da mesma instituição de ensino superior em que os alunos estão matriculados.

“O prêmio foi criado para incentivar trabalhos acadêmicos desenvolvidos para melhorar as condições de vida de um bairro, uma cidade, do país de uma forma simples e inovadora. A Responsabilidade Social tem esse poder de transformação e tem de ser estimulada”, afirma Eliane Macari, gerente geral do Instituto 3M.

Em junho deste ano serão escolhidas as seis propostas finalistas, que passarão a contar com orientações de capacitação em metodologias para o desenvolvimento de negócios inovadores e apresentação das ideias. No dia 3 de julho será anunciado a grande ideia vencedora, que ganhará um prêmio de R$ 30 mil para execução do projeto e acompanhamento técnico do UniSol durante o período de um ano.

A última edição do prêmio, finalizada em 2014, recebeu 134 inscrições de 75 universidades e premiou uma equipe de dez alunos da FATEC de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, que tiveram a oportunidade de tirar do papel o projeto “Casa Pet”. Os estudantes desenvolveram uma casa que foi totalmente construída com garrafas PET e que chega a ser 30% mais barata que uma construção feita a partir de materiais tradicionais (como tijolo e cimento).

As inscrições se encerram em 8 de junho e podem ser efetuadas no site.


Fonte: Da redação - Portal Administradores

Nenhum comentário: