sábado, 14 de junho de 2014

Prof. Vinícius Spirandelli Carvalho conclui Doutorado em Economia na UFU




O Professor Vinícius Spirandelli Carvalho, que leciona nos Cursos de Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis da FUCAMP, apresentou na segunda-feira (26), sua defesa de Doutorado, com a pesquisa intitulada “Desequilíbrios globais: uma investigação sobre o comportamento das transações correntes”.

A tese que seguiu a linha de pesquisa Economia Internacional e Econometria, trata-se de uma análise comparativa da balança de transações correntes de economias avançadas e economias emergentes/em desenvolvimento.

O objetivo central da tese foi analisar o comportamento das transações correntes dentro de uma perspectiva associada à chamada literatura dos desequilíbrios globais, que tem gerado novas preocupações e desenvolvimentos a partir da crise financeira internacional de 2008.

Para se realizar a investigação empírica foram utilizados dois métodos de estimação econométrica: a análise de séries temporais com uso de vetores auto-regressivos e, posteriormente, o método de análise com dados em painel.

A banca de doutorado foi composta pelo orientador, Prof. Dr. Flávio Vilela Vieira (IE/UFU), e pelos Prof. Dr. Aderbal Oliveira Damasceno (IE/UFU), Prof. Dr. Fabrício de Assis Campos Vieira (UFV), Prof. Dr. Guilherme Jonas Costa da Silva (IE/UFU) e pelo Prof. Dr. Marco Flávio da Cunha Resende (UFMG).

Parabéns ao novo Professor Doutor!!!

Nenhum comentário: