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A boa comunicação é um pré-requisito no mercado de trabalho. Funciona como um reflexo de personalidade forte e segura, atributos importantes para um líder, por exemplo.
Na avaliação da fonoaudióloga e especialista em voz Alessandra Arruda Ribeiro, um profissional que domina a oratória tem um valioso recurso de persuasão, bem como transmite credibilidade e consegue influenciar pessoas.
“Muitos conseguem ter um diagnóstico preliminar de sua comunicação e buscam ajuda. Outros, entretanto, vivenciam as consequências desagradáveis por não vencer esta barreira. Ser preterido para funções de comando, em seu ambiente de trabalho, por outro colega menos experiente e com menos tempo de estudo, pode ser só um exemplo perverso disso", afirma a especialista.
De acordo com ela, este profissional desacostumado à prática da oratória pode não ter o seu trabalho reconhecido, perder oportunidades de ascensão profissional, ser esquecido pela chefia, além de transmitir uma imagem ruim.
Como superá-los?
Alessandra sustenta que, para se desvencilhar dos problemas de comunicação, a dica é buscar profissionais que irão ajudar na superação deste problema.
No caso do coaching, por exemplo, ele irá auxiliar nos treinamentos e exercícios para o profissional. O leque de especialistas com a finalidade de resolver problemas de comunicação é amplo, na área de saúde e corporativa. Basta procurá-los.
Outra situação bem comum relacionada aos problemas com oratória diz respeito ao medo de ser analisado e julgado pelo público, além da ideia de fracasso, baixa estima e falta de prática.
Exercícios
Segundo Alessandra, quem pretende ser dar bem em um discurso, independentemente da ocasião, deve seguir algumas regras para conseguir superar o medo e ter concentração. São elas:
■Preparar a apresentação com antecedência;
■Praticar oralmente a apresentação;
■Cheque o local e a sua infraestrutura antes da apresentação;
■Conheça o público;
■Chegue cedo;
■Seja você mesmo;
■Tenha sempre um apoio visual, o que facilita manter a organização do discurso;
■Identifique as qualidades da sua comunicação;
■Não discurse, converse com seu público.
04/03/2011
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