quinta-feira, 31 de março de 2016

Como Estudar e Aprender Rápido?

Estudar e Aprender Rápido é Possível Com o Uso de Boas Estratégias de Aprendizagem


Quer uma fórmula mágica para estudar e aprender rápido? Se existe eu não a tenho. Não é essa a minha novidade, muito pelo contrário. Não conheço nenhuma fórmula mágica, apesar de em minha época de estudante do ensino fundamental e médio ter o anseio em descobri-la. Talvez por tê-la procurado tanto, acabei descobrindo um meio muito melhor do que magia. Encontrei estratégias e ferramentas para se aprender a aprender e estudar, o que consequentemente tornar esse processo rápido e eficaz. É baseada nesse processo de aprender a aprender que pretendo elucidar essa resposta.

No entanto, há evidentemente outro objetivo nesse texto. Além de comunicar o que para muitos era óbvio, estamos aqui nos propondo a apresentar um processo estratégico para que você possa aprender sobre como estudar e aprender rápido. Que tal?




Como estudar e aprender rápido

Certa vez, após perder várias vezes no jogo de damas para um excelente jogador questionei em voz alta o motivo de estar perdendo tanto. Eu  me surpreendi com a resposta que ele me deu carregada de uma sugestão : “ Qualquer estratégia que você usa é melhor do que não usar nenhuma estratégia, por isso encontre logo a  sua e ganhe de mim.”

A partir desse momento, nunca mais joguei damas do modo que jogava antes. Hoje, sendo psicopedagoga pratico esse princípio diariamente. A importância da sugestão dada é algo que faz parte do meu cotidiano, seja na clínica ou  para tudo o que faço na vida,incluindo estudar e aprender. Você precisam  conhecer o tabuleiro e as regras do jogo, assim como as demais estratégias para superar seu adversário.

Estudar e aprender,  requer os mesmos princípios. Aprender os tipos das  estratégias de aprendizagem e manuseá-las   adequadamente poderá  fazer  toda a diferença na hora de colher os resultados. Do contrário, poderá ficar preso a apenas uma forma de jogar “batendo cabeça” e fazendo as mesmas jogadas que lhe promovem  frustração e fracasso muitas vezes.

Há uma diferença enorme entre estudar no laissezfaire - deixai fazer ou usando Estratégias de Aprendizagem através da Metacognição. As experiências são tão precisa quanto  jogar damas ou xadrez com estratégias.

Se colocássemos dois carros com motoristas comumente  desinformados   e uma meta com um prazo determinado, em qual vocês apostariam que chegaria primeiro ao seu destino? O motorista que “deixa a vida me levar” ou o organizado, que teve o cuidado de preparar todo o trajeto pelo GPS, Google Maps ou algo do gênero?Um deles poderá chegar antes ao destino, chegar tranquilamente e quem sabe até mais rápido ao destino desejado? Isso é possível? É mágica ou planejamento? A Estratégia pode parecer  mágica! Mas o segredo foi a organização do trajeto e o planejamento da meta a ser alcançada. A analogia sobre como estudar e aprender rápido é quase perfeita.

Quando falamos de como estudar e aprender rápido, precisamos definir o conceito de rápido. O quão rápido você deseja ser na hora de estudar? Será que rápido são: três meses, um mês, um dia ou uma hora. Nem pense em me dizer um minuto, porque aí seria magia.

Assim como ir para São Paulo requer no mínimo 50 minutos de avião, que é hoje o meio de transporte mais rápido existente no Brasil. Para estudar e aprender rápido precisamos em primeiro lugar: saber de onde partimos, para onde queremos ir,  qual o mínimo do tempo temos disponível e como iremos chegar até lá. E finalmente, temos que checar se chegamos ou não até o objetivo desejado ou se estamos em outro lugar.

Outro ponto muito importante se refere ao autoconhecimento do que você sabe sobre esse assunto e do que ainda não sabe, mas precisa saber para esse objetivo. Ao tomar conhecimento desse fato, você poderá ganhar tempo nesse trajeto, já que irá focar no que precisa saber e não perderá tempo estudando o que já sabe ou o que não é interessante para você para alcançar seu objetivo

Esse processo também lhe possibilita desenvolver o seu autoconhecimento, autoreflexão, responsabilidade e autonomia. Pois aqui partimos do princípio de que você é responsável por seu próprio processo de aprendizagem. Não é o professor, não é a escola, mas sim você.

Sua escola e seus professores passam a ser parceiros da sua aprendizagem, no entanto a tarefa de aprender é sua. A descoberta ou “insigth” é você quem fará. Ninguém poderá aprender por você. É você quem saberá: o que precisa estudar o que precisa aprender como fará para aprender esse conteúdo e finalmente como saberá que aprendeu.

Estudar aprendendo pode ser um processo rápido, porém para estudar e aprender rápido você precisará de algumas estratégias, pois se não for assim você não conseguirá esse objetivo.

O perigo que estudar sem estratégias oferece é o de propiciar erros básicos:

1º, refiro–me ao que confunde o  ato de estudar com o da  leitura recreativa (aquela que leem quando estão apenas se distraindo) e,

, não calcular adequadamente o tempo necessário para realizar todo o processo que o aprender necessita. Estudar e aprender rápido é possível, desde que você organize e planeje seu aprendizado.

A razão pela qual a maioria das pessoas se atrapalham com o tempo na hora de estudar é porque consideram erroneamente que para aprender é preciso apenas ler o conteúdo da prova de forma espontânea. Ler o conteúdo dessa maneira não é algo muito rápido e eficiente quando se precisa descobri-lo em todas as suas formas e aplicações. Esse tipo de leitura não é o mais adequado para quem quer aprender sobre o assunto estudado. Não podemos fazer uma leitura informativa ou recreativa na hora de estudar. Ler para aprender exige do leitor muito mais elaboração e estratégias distintas da leitura por prazer ou informativa. Se não houver essa consciência as coisas podem dar muito errado e você não conseguirá aprender para saber.

Acredito que seja oportuno chamar atenção sobre uma grande diferença entre aprender e estudar.Estudar não traz consigo necessariamente o aprender como consequência.

Existem diferentes níveis e formas de leitura. Sobre esse assunto me aprofundo em outro texto intitulado:“Tipos de leitura”. Contudo, por hora precisamos saber que há diferenças. 

Você precisará de estratégias para cumprir seus objetivos.Do contrário tudo será mais difícil, gerará mais esforço e será muito pouco preciso. Você precisa aprender a planejar e organizar a viagem. Ligue seu “GPS do Saber”.

É evidente que para saber usar a estratégia adequada você precisará conhecer todas ou a maior quantidade possível para saber qual a mais adequada em cada caso e a mais rápida para o cumprimento do objetivo proposto.

Se você quiser se aprofundar no conhecimento dessas estratégias para manuseá-las  e aproveitar ao máximo sua aprendizagem durante seu estudo, aprofunde-se no conhecimento do Sistema de Estudos para Aprendizagem Acelerada e Significativa 

Através das Estratégias de Aprendizagem da Metacognição – EQUAR – oferecido através dos cursos presenciais e online  do Centro Apoio.com. Esse site oferece à você essa oportunidade de aprender todas as estratégias e ferramentas para lhe possibilitar uma aprendizagem significativa.

Saiba mais sobre o assunto acessando o site www.centroapoio.com. Assim, seu processo poderá se tornar bem mais eficiente e rápido na hora de aprender e estudar, tornando seu esforço nesse processo mais prazeroso pelo simples fato de dar significado ao que antes não tinha.Sem dúvida nenhuma você experimentará menos esforço para mais resultados, medida que  você avalia seu próprio processo de descoberta do saber.

Dentre esses e muitos outros benefícios, não poderia deixar de fora a constatação de que ao estudar dessa nova maneira você estará se deslocando do lugar de simples sujeito passivo para o lugar de autores do saber. Esse processo promove a autonomia de pensamento ao tornarmos organizadores conscientes do  nosso próprio conhecimento sobre nosso estilo de aprendizagem, assim como  de nossa melhor maneira de estudar e aprender. Estudando assim, a rapidez será consequência desse processo e não o objetivo.

Se o aprender a aprender fosse um processo que começasse junto com a alfabetização, suspeito que hoje teríamos muito menos problemas com a aprendizagem sistemática e com a falta de sentido que seu processo traz consigo durante boa parte da carreira de muitos estudantes.

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”. Henry Ford

Por Bárbara Santos - Psicopedagoga Clínica e Institucional.

Nenhum comentário: