terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Como "incendiar" a criatividade no dia a dia?

Só existe uma diferença entre as pessoas criativas e as que não são. Sabe qual é? A convicção.
 
As pessoas criativas acreditam que são e agem e se comportam como pessoas criativas! Todos nascem criativos, mas quando acreditamos na nossa natureza criativa criamos meios, processos e ferramentas para cultivar esse potencial. Quando não acreditamos na nossa criatividade nos tornamos preguiçosos e inventamos um monte de desculpas para evitar os riscos.
 
Pois é, criar é sinônimo de arriscar e por isso é preciso ter paixão, gostar do que faz. E para potencializar o seu lado criativo no dia-a-dia, eu costumo dar aos meus alunos alguns conselhos práticos:
  • primeiro: abrace o seu talento – só você pode reconhecê-lo, acredite nele!
  •  
  • segundo: Não peça feedback sobre o seu novo projeto, mas sim colaboração. O feedback pressupõe julgamento. E as pessoas julgam baseadas na sua subjetividade e no seu passado.
  •  
  • e, por fim: pense que ideias são possibilidades e gere muitas possibilidades antes de se decidir por um único caminho. Não pare na primeira ideia; sempre existe algo melhor que pode ser acrescentado ou mudado.
 
Confie no seu instinto. Não existe fracasso e sim aprendizado.
 
 
Saiba mais:
Assista ao vídeo realizado pelo Portal HSM com Solange Mata Machado, durante a HSM Expomanegement 2012, em que ela comenta os conceitos de inovação, criatividade e processo dentro das empresas.
 
 
Fonte: Portal HSM
22/01/2013

Nenhum comentário: