quinta-feira, 21 de junho de 2012

Do rádio ao Facebook, passando pelo avião

Em 1899, direto do bairro de Santana, em São Paulo, partindo do Colégio das Irmãs de São José (hoje Colégio Santana), o Padre Landell de Moura fez a primeira transmissão de voz humana por ondas de rádio, sem fio. Tal invenção e façanha foi noticiada pelo jornal O Estado de S. Paulo e também pelo Jornal do Commercio de 10 de junho de 1900.

Landell de Moura patenteou seus inventos no Brasil e nos Estados Unidos. No Brasil, tem a Patente de número 3.279, registrada em 09 de março de 1901 e, nos Estados Unidos, em 11 de outubro de 1904, a patente de número 771.917 para seu “transmissor de ondas”, a de número 775.337 para seu “telefone sem fio”, e a de número 775.846, para seu “telégrafo sem fio”.

Apesar de tudo o que esse padre brasileiro fez, ele não é conhecido como o inventor do rádio. Foi o italiano Marconi quem ganhou fama mundial como o precursor dessa tecnologia. Não só esse nosso padre não foi reconhecido em sua vida como um grande inventor, como foi acusado pelos fiéis de “falar com o demônio”. O inventor  também foi pioneiro ao projetar aparelhos para a transmissão de imagens (a TV) e textos (o teletipo).

Eduardo Saverin, nascido em 19 de março de 1982, em São Paulo, é um dos fundadores do Facebook e detém hoje 2,5% das ações da empresa. Sua fortuna é calculada em mais de US$ 2,5 bilhões. Em 2003, ao cursar a faculdade de economia da prestigiada Universidade de Harvard, conheceu o colega de universidade Mark Zuckerberg e, juntamente com ele, abriu a empresa Network Solutions (dona do Facebook), detendo 30% do seu capital social.

Saverin foi o investidor que ajudou Zuckerberg a iniciar o Facebook. Ele financiou os primeiros meses da empresa e, como responsável pelo financeiro, trabalhou para vender anúncios no site de forma a gerar receitas para a empresa.

Um ano após o lançamento do Facebook, Mark Zuckerberg e investidores do Facebook reduziram a participação de Eduardo Saverin para 0,03%, dando início a uma briga judicial entre Saverin e Zuckerberg. Saverin saiu vencedor da disputa e recobrou 4% das ações do Facebook.

O que há em comum entre o Padre Landell, Santos Dumont e Eduardo Saverin? A falta de reconhecimento do governo brasileiro.

Está na hora de começarmos a dar valor aos excepcionais brasileiros que fazem a história mundial e levam o nosso nome para todos os cantos do mundo. Está na hora de o governo e a mídia exaltarem esses brasileiros, homenageá-los, ensinarem os seus nomes às crianças, nomearem ruas e aeroportos (e não promoverem só nomes de políticos).


Fonte: Blog HSM
21/06/2012

Nenhum comentário: